💥ESTÃO TE FALANDO BESTEIRAS SOBRE A MINERAÇÃO DO BITCOIN E EU VOU TE PROVAR
Os ativistas ambientais estão fazendo uma conexão errada dos fatos. Não confie, verifique!
(Imagem retirada do vídeo do #GreenPeace, criado pelo artista Von Wong. Arte denominada de Skull of Satoshi).
Certamente você já deve ter lido em algum lugar que a mineração do Bitcoin faz mal ao meio-ambiente, aumentando a emissão de carbono solto na atmosfera. E que, provavelmente, consome mais energia que alguns países. (12*)
Inclusive, recentemente o Greenpeace divulgou um material em vídeo, fazendo críticas ao modelo de mineração do Bitcoin, utilizando um símbolo de caveira que libera fumaça pela cabeça. (19*)
Um fato é que parte de toda a energia produzida no mundo, é desperdiçada na transmissão e no consumo relativo dos indivíduos. Mas precisamos considerar que essa energia foi gerada de qualquer forma; então você, eu e as mineradoras apenas consumimos o que já foi gerado!!
Podemos dizer, então, que atacar a mineração do Bitcoin não faz sentido, já que é um consumo ínfimo de uma energia que já foi gerada (seja ela renovável ou não)?! - Vamos quebrar esse paradigma agora.
Vou demonstrar de maneira fácil e rápida como a mineração não interfere na emissão do carbono e muito menos oferece risco de poluição.
[Todas as fontes estarão referenciadas e os links estão ao final deste Artigo.]
(Imagem de autoria própria, criada a partir de inteligência artificial).
O mundo gerou cerca de 25.721 Twh (25 mil Terawatt-hora) em 2022. (10*)
Mas é importante frisar que cada país detém uma escala de matrizes energéticas que podem ser renováveis ou não.
Mundialmente falando, o carvão ainda lidera a maior porcentagem de matriz energética com ~38% e em segundo o Gás Natural com ~23% (Dados de 2022); ambas não renováveis. (10*), (11*)
Na China, por exemplo, há ainda uma luta grande para diminuir a dependência do Carvão como gerador de energia. Que equivale a QUASE 60% da geração do país.
OBS: ~30% da energia produzida mundialmente, está na China.⚠️(13*)
(Fontes: Dados estruturais pela plataforma ‘Our World in Data’, Elaboração Teles Rozenfeld).
E por que não falar dos Estados Unidos que conta com ~40% Gás natural e ~20% Carvão!👀 (10*)
Em contrapartida, o Brasil é referência em geração de energia sustentável, já que conta hoje com ~60% da matriz total proveniente de Hidrelétricas. Mais de 80% do total sendo renovável. (10*)
Mas será que é mesmo necessário falar sobre isso ao invés de comentar logo sobre a mineração de Bitcoin? 🤔
Antes de responder esta pergunta, vamos fazer o exercício de pensar o seguinte:
O mundo tem um grande desafio na transição energética, que deve ser encarada de forma calma e consciente.🧠
Caso contrário, você pagará a conta de uma tentativa forçada da implementação do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance / ambiente, social e governança empresarial). (16*), (20*), (21*)
Dito isso, independente de como a energia seja gerada daqui há 30 anos no mundo, o fato é que sempre haverá desperdícios de energia. O desperdício precisa ser melhor aproveitado, para no mínimo, fazer jus ao que de fato já foi produzido, mesmo que de maneira insatisfatória, como deveriam defender os ativistas. Até que chegue o momento de, aos poucos, ir tornando a geração de energia cada vez mais limpa.
E é aí que eu introduzo a mineração de #Bitcoin! Pois sabemos que todo minerador, é movido a incentivos. (1*)
É exatamente por isso que mineradores procuram países com energia abundante e clima favorável.
Isso inclui energias desperdiçadas, que é um ponto importante a se discutir. (17*), (18*)
Como exemplo disso, tivemos há pouco tempo, a criação de uma fazenda de mineração que aproveita o "resto Nuclear" na Pensilvânia, EUA. (14*)
“Chamada de Nautilus Cryptomine, a instalação da TeraWulf é “a primeira instalação de mineração de Bitcoin de seu tipo, fornecendo diretamente energia confiável, livre de carbono e 24 horas por dia, 7 dias por semana na usina nuclear de Susquehanna, de 2,5 GW, na Pensilvânia”, de acordo com um comunicado.” -Future Of Money, Exame, 07/03/2023.
(Trhee Mile Island / Susquehanna, Pensilvânia, foto de Dobresum. Banco de dados istockphoto.com).
Antes de tudo precisamos deixar claro que, a energia nuclear, ela não é renovável, porém, pode ser a mais eficiente e barata, se compararmos seu tempo de vida (sem a necessidade de trocar o urânio em uso) e sua capacidade de geração. Mas isso já é papo para outra hora.🧐 (22*)
Um detalhe é que, muitas fazendas de mineração de BTC procuram países mais frios para não terem problemas com super aquecimento do equipamento e também procuram cidades onde a moeda é mais barata que o dólar ou que o custo de energia do país seja baixo; e também ficam ao lado de algum tipo de “Polo gerador de energia”, para aproveitar a geração delas, seja ela qual for, aproveitando assim, parte do excedente. (23*)
A média de consumo de energia mundial anual do Bitcoin está pelos 140 Twh. (6*)
Por outro lado, o sistema bancário mundial tem uma média de mais de 260 Twh. (6*)
Para o Sistema de consumo do Bitcoin, existe um método, reunindo diferentes dados expressos a partir da rede do Bitcoin, que compilados estima-se a variação de consumo aproximada. (7*)
Enquanto isso, no sistema bancário, você depende da emissão de gasto (contas de energia) de cada agência, por país, informar e reunir esses dados, pois cada país tem uma moeda diferente, então precisa ajustar a uma moeda comum como o dólar e, tem uma taxa (cobrança) de luz diferente e são milhares de agências bancárias e data bases pelo mundo. Inclusive, lidar e resolver com o consumo bancário pelo mundo, é um desafio que já está sendo estudado, segundo estudos do GoldHub. (24*)
(Banco de dados: Galaxy Digital).
Exatamente aqui entra o questionamento do porquê o movimento pelo meio-ambiente mundial, não faz apelo para a mudança de consumo dos sistemas bancários de cada país? 🤔
🛑 Um fato precisa ser difundido, o consumo de energia pela mineração do Bitcoin já utiliza ~60% proveniente de energia sustentável. Somente sabendo disso, os argumentos futuros negativos ficam inviabilizados. Isso porque até o momento, esse consumo todo de energia vinda da mineração de Bitcoin, equivale a menos de 0,20% do consumo energético mundial. (3*), (4*), (5*)
Então por que fazer alarde à toa?!🤔
(Bitcoin Mining Council [BMC], Compilados de dados anualizados pelo uso de energia, Janeiro de 2022).
Além disso, todo ano, novas máquinas de mineração (ASIC) são melhoradas para maior eficiência de desperdício‼️ (25*)
(Conjunto de equipamentos de mineração ASIC. Imagem: Artie Medvedev/Shutterstock).
Um adendo importante, é que sabemos que alguns grupos de “defensores do meio-ambiente” (ativistas) usam o motivo do descarte de placas de vídeo, para justificarem alguma coisa. Então precisamos mostrar para estas pessoas uma visão geral sobre isso:
Em 2019, o mundo produziu cerca de 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico. A China lidera o Ranking! (15*)
Em nenhum país, as placas de vídeo representam se quer 2% dos descartes eletrônicos.
Além do fato de que, as empresas mineradoras fazem descarte apropriado devido à composição das placas, que não devem ser jogadas fora em lixo comum. 17% de todo lixo eletrônico produzido no mundo, é reciclado, isso inclui as placas de vídeo. Contudo, por algum motivo, alguns meios de comunicação acham que o número de placas ASIC’s descartadas incorretamente é grande e ameaçador.🤷♂️ (27*)
Placas de vídeo duram anos em uso normal sob temperatura tropical. (entre 5 à 7 anos).
Os ASIC's duram em média quase 3 anos; POR ENQUANTO! (26*)
Hoje em dia, não é qualquer um que se prepara e investe em equipamento para minerar Bitcoin, pois a dificuldade de mineração aumenta conforme o Hashrate. Isso significa que, tirando os entusiastas que querem ter um NODE rodando em casa para contribuir com a rede Blockchain e guardar seus próprios bitcoins, quem investe e consome energia disso, são empresas, fazendas montadas focadas nesta atividade. Pois não é barato o investimento, se for para ter retorno mais rápido. (2*)
📌Bom, após eu ter demonstrado diversos fatores, muito mais relevantes para a defesa do meio-ambiente, faço o questionamento:
Quando você deixa seu computador ligado, sua TV ligada, abastece seu carro elétrico ou usa a energia para jogar videogame... é desperdício para você?!
Deixando uma coisa bem clara...
TODA ENERGIA CONSUMIDA por essas mineradoras é PAGA!!
Assim como você paga sua conta de luz!
Mas agora, quem define o que é perigoso ou o que é desperdício daquela energia que você usa dentro da sua casa e é paga por você?!
…e como você paga, alguém te aborda na porta de casa para falar o quanto você gasta ou o quanto você desperdiça??
-Pois é.
Veja que o uso real da energia é relativa de cada indivíduo.
A energia paga por essas empresas de mineração, ou uma pessoa entusiasta, está sendo usada para manter um sistema importantíssimo de pé!!
O QUE FOI?!
-Um sistema descentralizado, não confiscável, deflacionário e escasso não é importante para você? 🤔
- Se não, então sugiro estudar como funciona, sua moeda inflacionária, confiscável e ilimitada que depende de confiança de terceiros, denominada de Dinheiro Fiduciário (FIAT).
Porque sem entender isso, você nunca vai me entender📌
Podemos concluir, então, que o problema não está na mineração/consumo, e sim de onde vem a energia gerada para alimentar esse sistema.
É fundamental as pessoas entenderem que o foco do ativismo deve se concentrar na forma que a energia no mundo está sendo gerada e não com consumos pontuais.
Pois se você tem uma quantidade X de energia senda gerada por carvão, do que importa a forma que ela foi consumida depois disso, visto que todos nós pagamos por ela.
Assim como na economia, a energia não é um jogo de soma zero!
Eu demonstrei por “A+B” que o consumo da mineração, além de ser insignificante no consumo de energia global, já provém, hoje, de uma sustentabilidade de 60% (por enquanto). O que torna ainda mais desnecessário todo esse discurso de meio-ambiente e emissão de carbono por parte da mineração.
Os ativistas do meio-ambiente tem a mania de focarem no lugar errado e pegar causas menos importantes que outras, perdendo tempo e dinheiro.
Além do fato de existir financiamentos de cunho político para combater o Bitcoin!
Como referido mais acima, o sistema do Bitcoin, para muita gente, é essencial para trazer dignidade e respeito pelo seu dinheiro/propriedade. Onde todo o custo da energia é paga (incluindo impostos), se aproveitando de uma energia barata e sobressalente, onde a maior parte já provém de geração sustentável e está só no começo!!
Não caia nos argumentos infundados da mídia mainstream e de certos grupos; que possuem o objetivo de desestimular o uso do Bitcoin, por ser o que é e de desinformar a população sobre o assunto.
(autoria desconhecida, conteúdo da internet).
Quer incentivar mais conteúdos como este ?
Endereço Onchain: bc1qw33aha6jfxwnnphx03ag9stea757afxpahtkr6
Endereço Lightning⚡️: lnurl1dp68gurn8ghj7ctsdyh85etzv4jx2efwd9hj7a3s9aex2ut4v4ehgttnw3shg6tr943ksctjvajhxtecxf3rxc33xccj6dfnx5mj6dp4xsuz6c3svvuz6v33xq6xgetxxcmrsvf4nxzq4l
Fontes de inspiração e pesquisa (Links Referenciados):
(1*)https://phemex.com/pt/blogs/what-is-mining
(2*)https://blog.vectorcrypto.com.br/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-hashrate-do-bitcoin/
(3*)https://www.michael.com/en/resources/bitcoin-mining-and-the-environment
(5*)https://cointelegraph.com.br/news/sustainable-bitcoin-mining-power-mix-hits-59-5-btc-mining-council
(7*)https://ccaf.io/cbeci/index/methodology
(8*)https://academy.bit2me.com/pt/que-es-el-hash-rate/
(10*)https://www.rbenergia.com.br/blog/producao-mundial-de-energia-eletrica/
(11*)https://www.rbenergia.com.br/blog/energia-renovavel-e-nao-renovavel/
(13*)https://porque.com.br/matriz-energetica-chinesa-uma-breve-analise-grafico
(17*)https://exame.com/geral/o-ciclo-da-energia-e-seus-desperdicios/
(18*)https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/portugal_desperdica_60_da_energia_que_consome
(21*)https://www.zerohedge.com/markets/esg-artifact-zirp
(22*)https://www.zerohedge.com/markets/why-nuclear-energy-more-relevant-ever
(24*)https://www.gold.org/goldhub/research/gold-and-climate-change-current-and-future-impacts
(25*)https://www.iea.org/data-and-statistics/charts/efficiency-of-bitcoin-mining-hardware
(26*)https://minery.io/blog/how-long-do-asics-last/
(27*)https://www.bbc.com/news/technology-58572385
Artigo complementar do O Korea: https://livecoins.com.br/falacias-consumo-energia-bitcoin/